Copa do mundo 2010 – Conheça a tecnologia da bola da copa!

Em tempo de copa do mundo seria quase impossível você passar por aqui sem ter uma pitadinha do que rola na copa… hehe, não podia perder o trocadilho.
Por isso hoje eu vou falar um pouquinho sobre a bola, que é a personagem principal nesta grande festa do futebol.

Futebol, diversão e arte

Jabulani - a bola da copa

Jabulani - a bola da copa


O próprio nome já traz uma sensação do que estar por vir: Jabulani, que significa para celebrar em Zulu.

Fabricada pela Adidas, a bola da copa tem cores inspiradas na diversidade cultural do país sede – África do sul.
Além disso, cada cor representa uma das províncias do país da copa.

Engenharia e matemática

Antes da fabricação, uma pesquisa com jogadores de seleções da copa, levantou quais são os requisitos para a uma boa bola.
Os jogadores queriam uma bola com maior estabilidade aerodinâmica, ou seja, que fosse precisa mesmo que ventasse ou chovesse.

Muitos cálculos e simulações depois, a Universidade de Loughborough e o Laboratório Adidas de Futebol na Alemanha, trouxeram à copa, Jabulani.

Tendo sido avaliada nos testes de circunferência, peso, simetria, retenção de forma, pressão, descolamento de gomos, aerodinâmica e absorção de água,
a jabulani mostrou-se uma excelente construção da engenharia.

Todos os gomos da bola da copa receberam ranhuras de níveis variados que auxiliam na estabilização aerodinâmica contra influências externas.
Além disso, essas próprias ranhuras aumentam as famosas bolas curvas, para pesadelo dos goleiros e alegria dos atacantes.

Nos testes de velocidade, mostrou-se altamente capaz de chegar 130km/h. Quem será o goleiro mão de ferro para pegar uma dessas?

Eletrônica

Ao que parece, esta bola não trará a mesma tecnologia usada no mundial sub-17 em 2006 e no mundial de clubes no japão em 2007.
Aquela bola usava tecnologia RFID – Identificação por Radio Frequencia. Essa tecnologia auxilia o árbitro na identificação da posição exata da bola, informando-o se foi gol ou não.

Mas, ao que tudo indica, essa tecnologia ainda precisa de mais testes para poder entrar na copa.

Vídeos

Veja alguns vídeos sobre a bola da copa:

Mais detalhes: http://www.squidoo.com/world-cup-soccer-ball-2010

E então, quer vai bater um bolão nessa copa?

Gostou? Compartilhe...
, ,

Leave a Reply

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>